Bastante presente na mesa do brasileiro, o tomate é uma ótima fonte de nutrientes, além de ser muito versátil e saboroso. Por isso, é um alimento muito benéfico para compor a introdução alimentar dos bebês.
O tomate é rico em:
– Licopeno: poderoso antioxidante, que protege o organismo da ação dos radicais livres, com benefícios para o coração e a prevenção de doenças como o câncer, por exemplo.
– Vitamina A: boa para a saúde dos olhos, pele e cabelos.
– Vitamina C: contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.
– Vitamina K: auxilia no crescimento dos ossos.
– Fibras insolúveis: presentes principalmente na casca, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.
Segundo os nutricionistas, o tomate pode ser introduzido na alimentação infantil a partir dos seis meses de idade. Ele pode ser consumido in natura, assado, cozido ou até mesmo em algum preparo culinário, como em sucos, sopas e molhos caseiros. O tomate pode ser consumido com ou sem pele, mas não há necessidade de retirar as sementes. É muito importante que o bebê possa conhecer o sabor, o cheiro e a textura do alimento aos poucos. Uma dica é oferecer inicialmente junto com arroz ou macarrão, que são alimentos mais familiares para os pequenos neste período.
Quanto à variedade de tomate ideal para consumo na introdução alimentar infantil, não há uma indicação específica. Contudo, tomates mais adocicados e saborosos, com polpa suculenta, como o Sweet Grape, Tomates como Antigamente e Salad Sensation, são variedades que mantêm um padrão de qualidade contínuo, durante o ano todo, sendo uma escolha segura, saudável e deliciosa para compor a dieta alimentar do seu pequeno.
Uma dica importante: especialistas recomendam que os tomates tipo “grape” e “cherry” (variedades de tamanho pequeno, de formato ovalado e redondo, respectivamente), sejam oferecidos cortados em 4 partes no sentido do comprimento, para a segurança do bebê, prevenindo engasgos.
Mas não se esqueça: consulte o pediatra ou o nutricionista infantil da sua confiança para obter as orientações mais adequadas para a introdução alimentar do seu bebê. Depois, é só aproveitar a versatilidade desta hortaliça incrível e criar receitas saborosas para as crianças e toda a família!