Saiba quais são os nutrientes presentes em cada grupo de alimentos pela sua coloração
Um prato bem colorido e diversificado é a recomendação ideal de todo nutricionista. Mas você sabe o porquê? Isto acontece porque as cores refletem os principais nutrientes que cada alimento contém.
No universo das hortaliças, principalmente, este fato é ainda mais perceptível. Alimentos amarelos e alaranjados, como a abóbora Batã, a miniabóbora Pumpkino e os minipimentões Smile, são ricos em betacaroteno, vitamina C, carotenoides e flavonoides, que atuam no fortalecimento do sistema imunológico, bem como na proteção contra alguns tipos de câncer. Eles também auxiliam na saúde do coração, da pele e da visão.
Já os alimentos vermelhos, como os tomates Sweet Grape, Salad Sensation e Tomates como Antigamente, possuem grande concentração de licopeno, um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer. São ricos também em vitamina C, ácidos fenólicos e antocianina, que contribuem para a saúde dos vasos sanguíneos e do coração, reduzindo inclusive o colesterol.
E os alimentos verdes, como o brócolis Turma do Ninja, são ricos em clorofila, fibras, luteína e diversas vitaminas (A, B5, B9, B12, C e K), além de minerais como o potássio, magnésio, ferro e cálcio. Eles contribuem para a saúde dos olhos e para a desintoxicação do organismo, agindo no combate aos radicais livres.
Há ainda os alimentos roxos e marrons (beterrabas e berinjelas, por exemplo), que possuem bastante ferro e vitamina B1, que ajudam no combate ao envelhecimento celular, fortalecem a musculatura e a saúde do coração, atuando também na preservação da memória.
Por fim, os alimentos brancos (couve-flor e cebola, por exemplo) são fontes de fitoquímicos, que fortalecem os sistemas imunológico e circulatório, além de retardar o envelhecimento. Possuem também alta concentração de cálcio, importante para a saúde dos ossos e dentes, do sistema nervoso e do coração.
Portanto, a ingestão diária de alimentos diversificados, com cores variadas, proporciona uma alimentação muito mais equilibrada e completa, com a inclusão abrangente de diversas fontes de nutrientes.